Registro de Escrita

Organizando Ideias com um Outline - Dia 1

10:03


Meu processo de escrita costuma ser confuso e não segue uma linha de raciocínio. Em um dia, escrevo uma cena, em outro um diálogo e depois um capítulo inteiro, daí fico uma semana sem escrever e quando volto, tudo o que consigo é ficar maluco com toda essa bagunça. Hoje, eu resolvi mudar esse quadro. 

Pesquisando nas internets da vida, encontrei um termo chamado outline. Que, em tradução livre, nada mais é do que um esboço, mas, na prática costuma ser um pouco mais elaborado do que a palavra sugere. Diversos autores usam dessa técnica para organizar suas tramas, e você verá que existem diversas formas de se inspirar e construir 
J.K.Rowling usou um outline para trabalhar em Harry Potter e a Ordem da Fênix.
Estou em uma fase da vida em que, organização é a palavra chave e meu processo de escrita também precisa fazer parte. Foi quando decidi que precisava criar um meu. A novidade é que, estarei disponibilizando aqui no blog todas as páginas que desenvolvi, para serem baixadas e impressas. Você poderá desenvolver seu outline do zero, ou usar os arquivos do blog para auxiliar.

Tive a ideia de começar por uma linha do tempo. Nela, estou colocando o que é necessário acontecer na história, e o dia/capítulo em que acontecerá. Uma breve descrição de no máximo três linhas. Assim, começo o primeiro esboço da história e não me perco no processo de escrita. Essa primeira linha do tempo, servirá de apoio na construção de um outline mais elaborado.
Norman Mailer não foi muito adepto à réguas na hora de criar o seu.
Esse planejando foi para Fantasma de Harlot.
O próximo passo, será criar uma tabela com os nomes e as descrições de todos os personagens para me auxiliar, na hora de escrever uma cena com alguém que só aparece uma vez na vida e outra na morte. 
Outline feito por Joseph Heller, para Ardil 22.

Para baixar o modelo da linha do tempo, clique aqui.
Se você caiu aqui de paraquedas, leia o primeiro artigo e seja bem vindo!
No próximo post, faremos juntos um outline mais elaborado, como o da própria J.K. Rowling.

14 comentários

  1. Hello Bruno, gostei muito do seu blog e ainda mais da postagem, não sou escritora e nem penso em escrever nada, mas para quem é autor essa Outline deve ajudar bastante! Vou mostrar para a minha amiga que tá afim de escrever um livro...

    Xoxo

    ResponderExcluir
  2. Bruno você acabou de me salvar!
    Estou com uma história completa na minha cabeça, mas não sabia como passar para o papel e depois de ler o seu post já sei como. Não conhecia essa técnica Outline e foi muito legal saber que a J.K.Rowling utilizou para escrever um dos livros mais complexos da saga de HP. Já baixei os modelos que vc disponibilizou aqui e vou começar.
    Obrigada :*

    O blog ta lindo, sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Também sou assim, começo escrever, me empolgo, depois paro e fico um tempão sem produzir nada, depois volto me arrastando, acho que eu preciso de disciplina mesmo.
    Gostei da tecnica vou baixar e tentar usa-la no roteiro de um game que preciso fazer.
    O///

    ResponderExcluir
  4. NOSSA!!!mesmo sendo uma técnica, parece-me bem confuso. Acho que tudo é questão de ao menos já ter tentado escrever algo alguma vez na vida. aí talvez fizesse mais sentido pra mim...
    A verdade é que como escritora eu sou uma ótima leitora! uhauhauha.
    Admiro muito, vocês, escritores, que conseguem além de entender todas essas técnicas, ainda trazer para gente mundos maravilhosos.
    Parabéns!!!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá como está? <3

    Eu ando bem desorganizada, então isso salvaria minha vida haha
    Sou bem desorganizada com minhas ideias e textos e esse aplicativo seria uma boa na minha vida.

    Beijos e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruno. Eu acho super importante essa organização. Acho que facilita muito a vida e não dá margem a possíveis erros e furos na criação do texto.
    Muito bacana você disponibilizar os modelos, ajudando outras pessoas. Parabéns!
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruno... que postagem mais interessante, parabens.
    Eu fui uma das que caiu de gaiato aqi, por isso vou no primeiro artigo que postou. Mas uma coisa você tem razão, organização é tudo! Evita você a se perder, a deixar pontas soltas e tudo mais. Baixei aqui os seus modelos e vou dar uma olhada, obrigada pela dica.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruno, tudo bem?
    Bem legal vc compartilhar essa parte do processo criativo.
    Vc conhece os softwares que fazem algo parecido? Tem específicos para escritores, roteirista, etc
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie

    Adorei seu blog!
    E gostei do post também, organização é tudo! Eu não conhecia e achei interessante essa técnica. Facilita bastante também.
    Obrigada por compartilhar.

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Conhecer o seu blog através de um post como este é demais. Depois vou dar uma olhada no primeiro artigo.
    Adorei a ideia do post, é uma ótima dica, principalmente para organizar a história a ser escrita e, principalmente, não deixar pontas soltas.
    Ótima dica!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Cara, que post útil! Sério, estou escrevendo um livro e junto com faculdade e trabalho, digamos que não sobra tempo para me organizar. Vou tentar fazer o meu próprio, mas não tã bagunçado como os que vc mostrou hahah

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei a ideia, principalmente pra mim que tenho ideias o tempo todo e não consigo organizar nada. Fica tudo jogado, sem organização e datas.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii Bruno, como vai?
    Rapaz que ideia maravilhosa, eu sou perdidamente diante de tanta coisa que tenho que sempre para fazer, tanto para o blog quando para a faculdade, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá
    que ideia legal, muito bom você trazer um post sobre isso, eu já fui muito mais organizada, hoje em dia eu sou tão ocupada que acabo não tendo tempo de me organizar mas mesmo assim com certeza salvarei o post e seguirei a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir