Registro de Escrita

Organizando uma História Passo a Passo - Dia 2

17:50


Desde de que comecei a desenvolver a ideia dessa história, eu tenho lidado com a escrita de uma forma muito diferente do meu habitual. Sempre fui muito desorganizado e tinha preguiça de anotar as ideias de uma forma ordenada. Tinha plena consciência de que todas elas estavam bem guardadas em minha memória. Mas hoje percebo que não é bem assim que as coisas funcionam.

Quando eu começava uma nova história, facilmente me perdia e seguia por um caminho que eu não estava planejando. A princípio, achava isso fantástico. Como se a história estivesse tomando seus próprios rumos, mas, por mais magico que isso possa parecer, tenha cuidado. 

Esse famoso momento em que "a história ganha vida" e começa a fugir do seu planejamento inicial, pode ser maravilhoso e te levar à um lugar totalmente inesperado, deixando seu enredo muito mais emocionante. Mas, porém, entretanto, todavia, pode ser um completo desastre. Nada mais frustrante do que criar uma linha de raciocínio na cabeça e depois ter que recriá-la frequentemente. Chega uma hora que já não sabemos mais o que estamos fazendo e ficamos desanimados com tudo.

Quando temos um planejamento, mesmo que sua história fuja um pouco da suas mãos, rapidamente você poderá segurá-la e colocar de volta nos trilhos. E se você for adepto a deixar fluir, uma boa organização também irá te ajudar à reescrever o rumo das coisas e não se perder em meio à tantas ideias.

Como prometido no último post, vou ensiná-los a criar um outline completo sem deixar nada a desejar. Digno da J. K. Rowling. Como forma de deixar mais prático, eu vou usar o Excel, entretanto, se achar melhor, prepare papel e régua e mãos a obra! (Caso você tenha conhecimentos básicos de informática, pule para o passo 2)

1 - Abra o Excel

Existem várias formas de fazer esse passo. Se você tiver um atalho em sua área de trabalho, clique nele. Caso não, entre no menu iniciar e pesquise por "Excel". Não importa a versão que você tem instalada no computador. Seja qual for, ela será útil.









2- Adicione as Primeiras Informações

Nessa parte, é necessário decidir quais são as informações mais importantes pra que você não se perca. Eu sempre tive muita dificuldade de saber em que dia uma cena estava se passando por exemplo, então adicionei a coluna "Dia". Abaixo, vou deixar algumas sugestões que podem ser usadas.

Número (Nº) - Nessa coluna, você colocará a numeração do capítulo em que você está.

Ano - Caso sua história vá se estender por mais de um ano, é interessante adicionar essa informação.

Mês - Mês do ano em que acontece aquele capítulo. Você pode adicionar mais de um, por exemplo: Agosto à dezembro ou Janeiro/Fevereiro.

Dia - Dia do mês ou dia corrido. Exemplo: Você pode dizer que aquele capítulo está acontecendo no dia 17 daquele mês, ou no dia 80 da sua história (O primeiro capítulo seria o dia 1)

Estação - Saber se está na primavera, verão, outono ou inverno é importante para sua história? Então adicione essa coluna.

Título - Nome do seu capítulo.

Plot - Coisa mais importante daquele capítulo. O que vai fazer as pessoas perderem o ar e querer ler o próximo. (Em breve, post sobre o assunto)

Caso tenha alguma sugestão de informações que poderiam ser colocadas nessa etapa, deixe nos comentários!

3- Inclua os Personagens


Logo após terminar as colunas com as primeiras informações, você deve adicionar os personagens ao lado. Caso queira, pode usar uma outra cor, como na imagem, para dar um maior destaque.

4- Alimente a História

Finalmente chegamos na parte interessante. Com o modelo pronto, você irá começar adicionar o seu planejamento naquelas colunas. E nesse momento, cada pessoa irá lidar de maneira diferente com seu outline. Eu, por exemplo, já planejei tudo até o capítulo sete, mas ainda não escrevi nada na coluna título. Há pessoas que podem ter a inspiração do título antes mesmo de saber o plot daquele capítulo. Não se prenda a regras, e construa seu planejamento da forma que for mais cômoda.

Mas, o que fazer com as colunas dos personagens?

Essas colunas servem para que você tenha um controle sobre o que cada personagem está fazendo no decorrer da história, mesmo que ele não apareça naquele capítulo. Dessa forma, se o "Personagem 5" não fizer uma aparição no capítulo 3, mas você sabe que ele está do outro lado do mundo salvando tartarugas dos seus predadores naturais, basta registrar no seu outline. Essa informação poderá ser útil no futuro.

J.K.Rowling já afirmou que, gosta de ter a sensação de que o autor sabe de TUDO, mesmo que ele não nos conte.
E, mesmo que no início possa parecer complicado, em pouco tempo você já terá um outline cheio de informações e cada vez maior. E eu posso garantir que  vai bater aquele orgulho...

Tempo gasto: 1:09:00
Capítulos planejados8 / Total: 8



Se você caiu aqui de paraquedas, leia os outros artigos da série Registro de Escrita e seja bem vindo!

2 comentários

  1. AAAh fiz o meu!!! Não consegui seguir tanto na história, mas organizei os capitulos que eu já havia escrito, mas estou preenchendo com coisas que estavam soltas na minha cabeça! Amei.
    ps: sou da turma do papel.

    ResponderExcluir
  2. Que post maravilhoso homi, sério adorei, mesmo eu que não estou escrevendo livro vou usar as suas dicas para eu organizar minhas ideias e não perder nenhuma.<3
    Tu vai longe ein! <3 <3
    . depoisdamoderacao.com

    ResponderExcluir