Registro de Escrita

Quando Começar a Escrever um Livro?

10:02


É muito comum para quem trabalha com o mundo criativo, se deparar com surtos de inspiração em momentos inadequados. Quando estamos no banho, antes de dormir, em pé no ônibus ou no meio de uma conversa com alguém. É normal, posso garantir. E parece que, quanto menos damos ouvidos para esses momentos, menos eles acontecem, então quando se deparar com ele, não fique parado. Esteja sempre preparado para quando ele vier. Se estiver indo dormir, pegue o celular e digite ou deixe um caderno e uma caneta no criado mudo. Ande com um bloquinho pequeno quando for na rua. Tenha sempre papel e caneta, não importa onde for. Não confie sempre no seu celular, pois ele pode estar sem bateria ou simplesmente te distrair do objetivo principal: Não deixar uma nova ideia passar. É muito importante que você esteja atento a esses pequenos sinais. Eles podem ser a resposta e a motivação pra que você comece algo realmente grande.

Faz algum tempo que minha escrita andava parada. Por mais que eu tentasse, procurasse e me esforçasse para ter uma nova ideia que valesse à pena, nada parecia fluir. Nos últimos seis meses, tudo que escrevi foi para a faculdade e, muito esporadicamente uma crônica ou conto. Sentia falta de estar trabalhando em algo maior e que me fizesse suspirar ao término de cada capítulo. Tentei remexer em projetos que já estavam mortos. Reli e reescrevi capítulos de histórias que escrevi a muito tempo, e que hoje em dia, não me enchem os olhos. Depois de tentar de tudo, desisti.

Até que houve um click.

Um título surgiu, e junto com ele a vontade de entender aquele novo universo. Fui até o meu celular e pesquisei. Comecei às dez da noite e já passava das duas da manhã quando me dei conta de que precisava dormir. Em poucas horas me apaixonei por aquela pequena ideia que aos poucos, começava a ganhar forma.

A partir daí, separei um espaço em meu caderno de anotações e ao terminar de escrever as ideias que já tinham surgido, olhei feliz para aquela folha que a alguns dias era apenas um pedaço de papel em branco, mas que hoje, carrega cenas e informações de uma história que está nascendo.

Aqui no blog, farei um Registro de Escrita, onde vocês poderão acompanhar como está sendo o desenvolvimento dessa nova história e eu poderei expressar as lutas e glórias desse maravilhoso processo. Espero que estejam em confortáveis em suas cadeiras, pois a viagem será longa. 

Sejam bem-vindos à bordo. 

1 comentários

  1. Estava assim que nem você e do nada me veio uma puta idéia, mas ainda não coloquei no papel. Com certeza irei acompanhar esse registro de escrita, vai ser incrível e vou poder aprender várias técnicas :)

    ResponderExcluir