Opinião

Como a Arrogância Mata Grandes Ideias

17:13

Créditos: http://matheusguilhermino.tumblr.com/

Enquanto fazia meu caminho habitual até o trabalho, um situação me tirou um pouco do eixo. No ônibus em que eu me encontrava, uma mulher começou a passar mal. Houve uma comoção respeitosa, onde praticamente todos os passageiros se colocaram a disposição para ajudar. 

O problema é que ninguém ali era médico e o hospital mais próximo ficava a quadras de distâncias.

Foi quando começou minha agonia.

O trânsito estava completamente parado, e mesmo que tivesse um pronto socorro bem próximo, nós ainda assim demoraríamos para chegar nele. Foi quando pensei em como uma ambulância seria ótima ali, já que, com a sirene ligada poderia abrir espaço na pista e chegar rápido ao destino. 

E se todas as pessoas pudessem ter uma espécie de sirene em seus veículos para situações como esta? Se alguém está passando mal e precisa muito de um hospital, poderíamos ligar essa sirene e os outros motoristas saberiam do que se trata e respeitariam a situação.

Três segundos depois eu caí na real.

Somos arrogantes para acharmos que, se tem alguém passando mal e nós não conhecemos, não é nosso problema.

Somos arrogantes o suficiente para julgar nosso tempo mais valioso que o das outras pessoas, e com toda a certeza do mundo, essa ideia que seria criada para ajudar pessoas em casos de emergência, seria usada sem nenhum pudor, toda vez que alguém tivesse um pouquinho atrasado para o trabalho (ou para a balada).

Somos arrogantes ao olharmos só para nosso próprio umbigo fazendo com que essa seja uma ideia tão utópica que chega a ser digna de riso. 

Mas, o que eu me pergunto é: quantas outras ideias já não morreram pelo mesmo motivo?

Minha intenção aqui não é fazer 'textão' reclamando ou qualquer coisa do gênero. Acho que está mais para um desabafo, seguido de um apelo: Antes de tomar qualquer decisão, coloque as mãos na cabeça e reflita de que forma sua atitude pode contribuir ou não para o bem de todos. As vezes nossa arrogância intrínseca nos impede de fazer isso e dessa forma, ajudamos aos poucos a construir um mundo mais desigual.

Ps.: Depois de longos minutos de agonia, a senhora do chegou ao hospital e foi devidamente atendida. Certamente passa bem.

0 comentários